14 dicas para fazer um casamento econômico e moderno
Compartilhe
Tudo com muito charme, ambiente rústico e um toque descolado para deixar a data ainda mais especial <3
Então, depois de muito namorico, vocês decidiram que era hora de chamar todo mundo e oficializar a união como pede a tradição. Com direito a festa, vestido, comida, bebida, muitas fotos e tudo mais, porém, com um pequeno detalhe: o orçamento. E agora, como fazer uma bela cerimônia sem gastar rios de dinheiro? Estima-se que os casamentos custem aproximadamente R$ 40 mil!
O jeito é se programar com antecedência, botar a mão na massa e ter paciência para negociar com os fornecedores um bom preço pelos serviços. Sandra Rezende, consultora e cofundadora da Universo das Noivas, dá boas dicas para quem quer casar gastando menos e ainda deixando a festa descolada:
1. Comece a planejar com 1 ano de antecedência
A consultora afirma: o planejamento antecipado é o melhor amigo de quem tem um orçamento apertado. Com mais tempo, você consegue pesquisar mais fornecedores, preços e negociar o pagamento em mais vezes até a data.
2. Prefira dias que não sejam no final de semana
Você vai precisar checar com o lugar se eles fazem descontos em feriados por exemplo, ou então domingo à tarde, sábado de manhã e dias da semana como terça e quarta. São os horários menos concorridos, por isso podem te ajudar a economizar uma boa grana.
3. Espaços ao ar livre
A melhor dica da consultora Sandra Rezenda é apostar em ambientes que sejam abertos, como sítios, fazendas e chácaras. Além de ficarem lindos nas fotos, eles precisam de menos decoração e também iluminação, caso o casamento seja durante o dia.
4. Faça a cerimônia no mesmo lugar da festa
Hoje em dia isso já é bem comum, principalmente para quem não tem intenção de casar no religioso. A verdade é que também é um ótimo jeito de economizar, pois não inclui gastos de igreja ou decoração – e os seus convidados vão adorar não ter de se deslocar para dois lugares diferentes!
5. Invista em bolos cenográficos
Um bolo de verdade com dois, três andares decorado com pasta americana, fondant ou mesmo um naked cake de frutas pode custar muito além do que você imagina. Para quem faz questão de ter um bolo decorando a mesa, a ideia é apostar nos falsos: ficam lindos nas fotos, são bem mais baratos e você ainda pode servir outras sobremesas e doces no lugar dele. Sinceramente, quantas vezes você comeu um bolo de casamento?
6. Escolha bem a lista de convidados
A gente sabe que dá vontade de convidar todos os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos para fazer parte da festa, mas quanto menos gente, menos dinheiro. Pense com carinho nas pessoas mais importantes para vocês, quem realmente não pode faltar e deixe de lado aquela tia-avó que você viu duas vezes na vida, ok?
7. Vá de segundo aluguel
Um vestido de noiva que seja a sua cara é algo obrigatório no dia do seu casamento, certo? A questão é quanto você está disposta a gastar nele. Para Sandra Rezende, um modelo para primeiro aluguel (ou seja, nunca antes usado) pode custar muito mais do que o segundo aluguel. Ele só foi usado uma vez e pode ser reformado para se ajustar no seu corpo, então, não há motivo para se preocupar.”Comprar não é uma boa ideia! Ele vai virar peça de museu, a não ser que você tenha tradição de passar de geração em geração”, explica. Para quem gosta de inovar nas cores e modelos, pode ser mais fácil encontrar um vestido perfeito sem gastar muito!
8. Aposte em comidinhas mais simples
Primeiro você precisa encontrar um espaço que não venha com o próprio buffet de comida, pois aí suas opções são mais amplas. Hoje em dia, as finger foods são práticas, simples e rápidas de serem servidas – assim os convidados não ficam com muita fome enquanto rola a cerimônia. Para quem gosta de praticidade, os food trucks também são ótimos, descolados e ficam incríveis nos espaços ao ar livre (combinando com a decoração, claro!). Ou então você pode pedir para a família ajudar nas comidinhas e criar um menu todo de comfort food, que tenham importância para o casal. Que tal fazer a torta da sua tia que você ama e aquele pappardelle maravilhoso da sua sogra?
9. Aposte no estilo “faça você mesma”
A melhor maneira de economizar é apostar em itens que você possa produzir sem gastar muito: lembrancinhas, iluminação, arranjos de mesa e até mesmo o seu próprio buquê. Dá para criar um fundo para as fotos com filtro de papel de café, usar garrafas antigas e latas para colocar as flores nas mesas, luzes de Natal se tornam o item mais charmoso que você já viu e as lanternas japonesas fazem toda a diferença no lugar. Até o convite pode ser feito em casa! Só pesquise antes para ver quanto sai comprar os materiais para cada DIY e também o tempo necessário para fazer cada um. “Se você conseguir um lugar ao livre, a decoração detalhada é muito menor, pois o espaço já é uma bela paisagem por si só. Além disso, não há a necessidade de decorar todos os espaços: podem ser só alguns locais específicos.”
10. Para os convidados: livro de Polaroides!
Para os amigos participarem da festa como manda o manual, que tal deixar uma câmera tipo Polaroid na entrada com filmes extras e um livro como o scrapbook? Os momentos vão ser únicos e vocês ainda vão contar com as mensagens carinhosas dos convidados de uma maneira diferente ????
11. DJ: quem comanda as músicas é você
Alugar os equipamentos e criar uma playlist pode ser uma saída não só econômica, mas também bem mais divertida. Você pode excluir as músicas que não gosta e colocar as suas preferidas, deixando em um computador para facilitar caso os convidados peçam alguma especial. E sai bem mais em conta do que contratar só o DJ, sem contar com os kits de iluminação.
12. Que tal fazer um buquê que não seja de flores?
A gente bem sabe que flores podem ser incrivelmente caras na hora de planejar um casamento. Então aposte em montagens alternativas aos tradicionais arranjos de flores, inclusive no buquê! Você pode usar joias, fazer origamis, unir ervas e até flores falsas para dar o ar imponente.
13. Self-service de bebidas
Já pensou em quão incrível as fotos de uma banheira repleta de bebidas vão ficar? Esse é um jeito bem funcional, prático e econômico de servir os convidados, pois dispensa o serviço de garçom. Não precisa ser em uma banheira, necessariamente: um barco funciona bem, um baú… Veja se você não tem algum amigo que tem algo sobrando em casa!
14. Lua de mel: fuja das altas temporadas
O destino pode ser o mais clássico de todos, mas não precisa ser o mesmo preço de construir um castelo na Dinamarca! Seja o seu destino nacional ou internacional, procure ir antes ou depois da época de alta temporada. Os valores com certeza serão bem melhores!
Fonte: mdemulher.abril